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Exercícios resolvidos em Linguagem Python - para iniciantes

Esta lista de exercícios resolvidos é um manual para ajudar todo aluno iniciante e não só, a adquirir e aprimorar as habilidades necessárias para se trabalhar com Python, de forma rápida e consistente. Estude e desfrute do conteúdo. 1º Exercício      Faça um programa que informe a versão do Python que você está utilizando Solução import sys print ( "Versão do Python" ) print (sys.version) print ( "Informação da versão instalada" ) print (sys.version_info) Atenção :     -  O módulo sys fornece funções e variáveis usadas para manipular diferentes partes do ambiente de tempo de execução do Python;     - Pra quem ainda não está familiarizado com a linguagem, um módulo  é um arquivo contendo definições e comandos em Python para serem usados em outros programas. 2º Exercício      Faça um programa em linguagem Python que converta metros para centímetros. Solução print ( ' \t ----Conversão de medida---- ' ) metros = int ( input ( 'Informe o valor em metros: 

Exercícios resolvidos sobre estrutura de seleção : if e if-else

Lista - Exercícios resolvidos  sobre estrutura de seleção : if e if-else  em Linguagem C .

Nota: o if é um comando condicional, como o próprio nome diz, serve para executar tarefas com base em condições.

1º Exercício resolvido - Estrutura de de seleção - if e if-else em linguagem C  

Faça um algoritmo para ler dois números inteiros e informar se estes são iguais
ou diferentes.

Código-fonte


#include<stdio.h>
#include<locale.h>
/* Arquivo de cabeçalho que contém a declaração da função setlocale que nos permite mostrar na tela, os caracteres da língua Portuguesa como por exemplo ç , á, ã */

int main () 
 {
    int num1,num2,maior;

    setlocale(LC_ALL,"Portuguese");
    printf("\n Digite o primeiro numero : ");
     scanf("%d",&num1);
    printf("\n Digite o segundo numero : ");
     scanf("%d",&num2);

   
 if(num1==num2)
     {
       printf("\n Os números digitados são iguais \n");
else
       printf("\n Os números digitados são diferentes \n");
 return 0;
}

2º Exercício resolvido - estrutura de seleção - if e if-else  

Faça um programa que o usuário informe o salário recebido e o total gasto.
Deverá ser exibido na tela “Gastos dentro do orçamento” caso o valor gasto não
ultrapasse o valor do salário e “Orçamento estourado” se o valor gasto
ultrapassar o valor do salário.

Código-fonte

#include<stdio.h>
#include<locale.h>/* Arquivo de cabeçalho que contém a declaração da função setlocale que nos permite mostrar na tela, os caracteres da língua Portuguesa como por exemplo ç , á, ã */

int main()
{
  float sal_recebido,total;

  setlocale(LC_ALL,"Portuguese");
  printf("\n Informe seu salário: ");
  scanf ("%f",&sal_recebido);
  printf("\n Informe o total de seus gastos: ");
  scanf ("%f",&total);

  if(sal_recebido>=total)
   {
     printf ("\n Gastos dentro do Orçamento");
   }else
      printf ("\n Orçamento estourado");
 return 0;
}
3º Exercício resolvido -  if e if-else 

Escrever um programa em Linguagem C para ler um número inteiro e informar se ele é divisível por 5.

Código-fonte

#include<stdio.h> 
#include<locale.h> 

int main() 
  int num; 
  setlocale(LC_ALL,"Portuguese");
  printf("\n Informe o número: \n\n");
  scanf("%d",&num);

  if(num%5==0) 
    { 
     printf("\n O número %d é divisível por 5",num); 
   }else
        {
          printf("\n O número %d  não é divisível por 5",num);
         }
 return 0;
}


4º Exercício resolvido -  if e if-else  

Escrever um programa em C que lê um valor i,inteiro e positivo e 3 valores a, b e c. Se o valor de i é par então calcular e imprimir na tela a média aritmética de a, b e c. Caso contrário, se i>10 então calcular e imprimir na tela a média ponderada de a, b e c. Os pesos dos valores são respectivamente 2, 3 e 4.

Solução

#include<stdio.h>
int main ( )
{
  int i;
  float a, b, c, media_arit,media_pond;
  printf("Digite um valor inteiro e positivo: ");
  scanf("%d", &i);
/*O programa tem que ler um valor i que seja positivo,ou seja, maior que zero. Por isso, vou colocar um if para mostrar uma mensagem caso o Usuário digite um valor i negativo*/
  if(i<=0) 
   {
     printf(" \t\t Ops! \n Insira um valor inteiro e positivo: ");
    }

  if(i>0) /*Se o Usuário digitar um valor maior que zero, os comandos abaixo serão executados */
    {
       printf("\n Digite o valor de A: ");
       scanf("%f",&a);

       printf(" Digite o valor de B: ");
       scanf("%f",&b);
       printf(" Digite o valor de C: ");
       scanf("%f",&c);
/*Agora que já lemos os valores de i,a,b e c vamos usar um if para saber se i é par e um outro if para saber se i é maior que 10 */
       if((i%2) == 0) 
/*caso i seja par, calcula-se a média aritmética*/
       
 {
           media_arit=(a+b+c)/3;
           printf("Media aritmetica: %.2f\n", media_arit);
         }
       else if(i>10)
           {
             media_pond=(2*a + 3*b + 4*c)/9;
             printf("Media ponderada: %.2f\n", media_pond
);
           }

    }
 return 0;

}

Nota: O zero é um número neutro, ou seja, não é um número positivo e nem sequer um número negativo.

5º Exercício resolvido 

Desenvolva um programa que recebe do usuário, o placar de um jogo de futebol (os gols de cada time) e informa se o resultado foi um empate, se a vitória foi do primeiro time ou do segundo time.

Código-fonte

#include<stdio.h>
int main()
{
  int gols_timeA,gols_timeB;

  printf("\n Placar de um jogo de futebol \n");

  printf("\n Digite os gols do time A: ");
  scanf("%d",&gols_timeA);
  printf("\n Informe os gols do time B: ");
  scanf("%d",&gols_timeB);

  if(gols_timeA==gols_timeB)
   {
     printf("\n o resultado foi um empate");
   }
  else if(gols_timeA>gols_timeB)
      {
        printf("\n O time A venceu com show de Messi");
     }else
        printf("\n O time B venceu com  o frango do Goleiro ");
return 0;
}

6º Exercício resolvido 

Dada a atual crise hídrica do país, as pessoas começaram a construir reservatórios para armazenar água em suas propriedades. Faça um programa em linguagem C que auxilie os utilizadores do reservatório a controlarem seu consumo. Obtenha do teclado as dimensões de um reservatório (altura, largura e comprimento, em centímetros) e o consumo médio diário dos utilizadores do reservatório (em litros/dia). 
Assuma que o reservatório esteja cheio, tenha formato cúbico e informe: 

(a) A capacidade total do reservatório, em litros; 


(b) A autonomia do reservatório, em dias; 


(c) A classificação do consumo, de acordo com a quantidade de dias de autonomia: Consumo elevado, se a autonomia for menor que 2 dias; Consumo moderado, se a autonomia estiver entre 2 e 7 dias; Consumo reduzido, se a autonomia maior que 7 dias. 


Obs.: Considere que cada litro equivale a 1000 cm3 ou 1 dm3 .

Código-fonte

#include<stdio.h>
#include<locale.h>

int main()
{
  float altura,largura,comprimento;
  float c_diario,cap_total,auton_reser;
  setlocale(LC_ALL,"portuguese");

  printf("\n\t Resevartório de Água\n");
  printf("\n Digite a altura (cm): ");
  scanf("%f",&altura);
  printf("\n Digite a largura (cm): ");
  scanf("%f",&largura);
  printf("\n Digite o comprimento (cm): ");
  scanf("%f",&comprimento);

  printf("\n Consumo médio diário (litros/dia)= ");
  scanf("%f",&c_diario);

  cap_total=(altura*largura*comprimento)/1000; 
/*o resultado seria em cm3 por isso, dividimos por mil para passar de cm3 para litros*/
  auton_reser=cap_total/c_diario;

  printf("\n Capacidade do Reservatório= %.1f litros ",cap_total);
  printf("\n Autonomia do reservatório= %.1f dias",auton_reser);
/*Agora, vamos classificar o consumo */
  if(auton_reser<2)
   {
     printf("\n Consumo Elevado \n");
   }
  else if(auton_reser>=2 && auton_reser<=7)
     {
       printf("\n Consumo Moderado \n");
     }
 else if(auton_reser>7)
        {
          printf("\n Consumo Baixo");
        }
return 0;
}

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Comentários

  1.  

    4. Desenvolva um programa no C que calcule a área de um trapézio. O programa deve permitir que se introduzam os dados de um trapézio. Se a área for menor que 5 se deve classificar o trapézio como Pequeno, se estiver entre 5 e 10 se classifica como  Normal e se for maior que 10 se classifica como Grande. Para cada trapézio introduzido se deve indicar a classificação para o trapézio introduzido.

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  2. ótimo conteúdo, finalmente para quem gosta de treinar lógica.

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