Esta lista de exercícios resolvidos é um manual para ajudar todo aluno iniciante e não só, a adquirir e aprimorar as habilidades necessárias para se trabalhar com Python, de forma rápida e consistente. Estude e desfrute do conteúdo. 1º Exercício Faça um programa que informe a versão do Python que você está utilizando Solução import sys print ( "Versão do Python" ) print (sys.version) print ( "Informação da versão instalada" ) print (sys.version_info) Atenção : - O módulo sys fornece funções e variáveis usadas para manipular diferentes partes do ambiente de tempo de execução do Python; - Pra quem ainda não está familiarizado com a linguagem, um módulo é um arquivo contendo definições e comandos em Python para serem usados em outros programas. 2º Exercício Faça um programa em linguagem Python que converta metros para centímetros. Solução print ( ' \t ----Conversão de medida---- ' ) metros = int ( in...
O que é Realidade Estendida (Realidade Virtual (VR), a Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Mista (MR)) ?
Realidade Estendida (XR, Extended Reality) é um termo que engloba todas as tecnologias imersivas que integram experiências reais e virtuais, proporcionando interação imersiva entre usuários e ambientes digitais ou híbridos.
A Realidade Estendida (XR) utiliza sensores, câmeras, dispositivos vestíveis (como óculos VR/AR) e algoritmos para:
- Capturar o ambiente real;
- Sobrepor ou construir ambientes digitais;
- Permitir interação em tempo real com objetos virtuais e reais.
A Realidade Estendida (XR) utiliza sensores, câmeras, dispositivos vestíveis (como óculos VR/AR) e algoritmos para:
- Capturar o ambiente real;
- Sobrepor ou construir ambientes digitais;
- Permitir interação em tempo real com objetos virtuais e reais.
Aplicações acadêmicas e comerciais:
1 - Educação
- Visualização de projetos em escala real com Realidade Aumentada (AR) ou Realidade Mista (MR).
- Experiências de compra com AR, como “experimentar” roupas ou móveis virtualmente.
- Eventos e feiras com estandes XR (Realidade Estendida).
No ramo da educação a realidade estendida é aplicada principalmente em duas situações: laboratórios virtuais, história interativa.
2. Saúde
- Cirurgias com suporte de AR (ex: projeção de órgãos internos em tempo real).
- Treinamento médico em VR com simulação de procedimentos.
- Fisioterapia gamificada com realidade aumentada.
- Engenharia e arquitetura: visualização 3D de projetos.
3 - Indústria e manutenção
- Treinamento técnico com simulações XR de ambientes de risco.
- Manutenção assistida com AR: técnicos visualizam instruções sobrepostas ao equipamento real.
- Visualização de protótipos 3D com MR, antes da produção física.
3. Educação e Treinamento Corporativo
A aplicação de tecnologia na educação e treinamento corporativo tem transformado profundamente a forma como as empresas capacitam seus colaboradores. As ferramentas digitais e as novas metodologias permitem uma personalização do aprendizado, maior flexibilidade, e uma gestão mais eficiente do desenvolvimento das equipes. Aqui estão algumas das inovações mais relevantes:
2. Saúde
A tecnologia tem se tornado uma parte essencial do ramo da saúde, com aplicações que vão desde diagnósticos e tratamentos até a gestão de sistemas de saúde e o monitoramento remoto de pacientes. E uma das várias inovações mais impactantes inclui a Realidade Estendida (XR).
Aplicações:
- Treinamento médico em VR com simulação de procedimentos.
- Fisioterapia gamificada com realidade aumentada.
- Engenharia e arquitetura: visualização 3D de projetos.
3 - Indústria e manutenção
A aplicação de tecnologias no setor de indústria e manutenção tem transformado profundamente esses campos, trazendo eficiência, precisão e mais segurança. Aqui estão algumas das principais inovações tecnológicas que têm sido aplicadas nesses setores:
Aplicações:
- Manutenção assistida com AR: técnicos visualizam instruções sobrepostas ao equipamento real.
- Visualização de protótipos 3D com MR, antes da produção física.
3. Educação e Treinamento Corporativo
A aplicação de tecnologia na educação e treinamento corporativo tem transformado profundamente a forma como as empresas capacitam seus colaboradores. As ferramentas digitais e as novas metodologias permitem uma personalização do aprendizado, maior flexibilidade, e uma gestão mais eficiente do desenvolvimento das equipes. Aqui estão algumas das inovações mais relevantes:
Aplicações:
- Ambientes de aprendizado imersivos (ex: laboratórios virtuais).
- Soft skills training com simulações sociais em Realidade Virtual (VR).
- Simulação de atendimento ao cliente com avatares interativos.
4. Arquitetura e Engenharia
A tecnologia tem transformado profundamente as áreas de arquitetura e engenharia, trazendo inovações que aumentam a eficiência, a precisão, a sustentabilidade e a capacidade de inovar nas construções. Desde o design até a construção e manutenção, as tecnologias aplicadas a essas áreas têm revolucionado os processos e melhorado os resultados. Vamos explorar algumas das principais inovações que estão moldando esses campos:
Aplicações:
- Soft skills training com simulações sociais em Realidade Virtual (VR).
- Simulação de atendimento ao cliente com avatares interativos.
4. Arquitetura e Engenharia
A tecnologia tem transformado profundamente as áreas de arquitetura e engenharia, trazendo inovações que aumentam a eficiência, a precisão, a sustentabilidade e a capacidade de inovar nas construções. Desde o design até a construção e manutenção, as tecnologias aplicadas a essas áreas têm revolucionado os processos e melhorado os resultados. Vamos explorar algumas das principais inovações que estão moldando esses campos:
Aplicações:
- Visualização de projetos em escala real com Realidade Aumentada (AR) ou Realidade Mista (MR).
- Passeios virtuais em imóveis ou obras antes de sua construção.
- Colaboração remota com modelos 3D interativos.
5. Varejo e Marketing
A tecnologia tem sido uma força transformadora no varejo e no marketing, ajudando as empresas a se conectar melhor com seus consumidores, otimizar operações e criar experiências mais personalizadas. Com o avanço de ferramentas digitais e plataformas baseadas em dados, o setor está evoluindo rapidamente. Vamos explorar algumas das principais inovações tecnológicas que estão moldando esses dois campos:
Aplicações:
- Colaboração remota com modelos 3D interativos.
5. Varejo e Marketing
A tecnologia tem sido uma força transformadora no varejo e no marketing, ajudando as empresas a se conectar melhor com seus consumidores, otimizar operações e criar experiências mais personalizadas. Com o avanço de ferramentas digitais e plataformas baseadas em dados, o setor está evoluindo rapidamente. Vamos explorar algumas das principais inovações tecnológicas que estão moldando esses dois campos:
Aplicações:
- Experiências de compra com AR, como “experimentar” roupas ou móveis virtualmente.
- Eventos e feiras com estandes XR (Realidade Estendida).
- Campanhas interativas com realidade mista.
- Principais habilidades para atuar com XR profissionalmente:
Com a modelagem podemos criar um modelo 3D de uma cadeira no Blender e mostrar para o clinete antes de realizar o trabalho.
Programação (C#, JavaScript, Python).
Programação (C#, JavaScript, Python).
Com a linguagem de programação podemos criar um sistema que reconhece gestos com a mão e envia comandos para um app AR.
UX/UI voltado para ambientes imersivo
O UX/UI na Realidade Aumentada (AR) é uma área essencial e desafiadora do design digital, pois é o design da experiência do usuário (UX) e da interface visual (UI) para aplicações que inserem elementos digitais no ambiente real, exigindo novas abordagens para navegação, interação, legibilidade e usabilidade.
Conhecimento de dispositivos como Meta Quest, HoloLens, Magic Leap
UX/UI voltado para ambientes imersivo
O UX/UI na Realidade Aumentada (AR) é uma área essencial e desafiadora do design digital, pois é o design da experiência do usuário (UX) e da interface visual (UI) para aplicações que inserem elementos digitais no ambiente real, exigindo novas abordagens para navegação, interação, legibilidade e usabilidade.
Conhecimento de dispositivos como Meta Quest, HoloLens, Magic Leap
- Desafios e tendências
Custo dos dispositivos XR ainda é alto.
Questões éticas (privacidade, uso prolongado).
Avanço da computação espacial e IA generativa integrando XR.
Comentários
Postar um comentário